Header Ads

Os gols de mão mais polêmicos e decisivos em jogos de seleções



Você já sentiu-se injustiçado por ver seu time do coração perder um jogo decisivo por conta de um gol ilegal? 


Esse é um problema que ocorre desde os primórdios do futebol e que sempre atormentou os árbitros e seus assistentes. Como zelar para que não aconteça nenhum erro grave durante a partida?

VAR

Atualmente temos em vigor o uso do sistema de Árbitro de vídeo para lances complicados do jogo. 



Árbitro de futebol em frente ao monitor do VAR revisando uma jogada.


O sistema pode auxiliar o árbitro em dúvidas referentes aos seguintes lances:
  • expulsões de jogadores; 
  • pênaltis duvidosos; 
  • em caso de equívoco em relação à identidade de um jogador;
  • em caso de infração ou ilegalidade em um gol.
Entretanto o uso do protocolo do VAR é um tanto recente e mesmo sendo aplicado, nem sempre consegue garantir a integridade de uma partida inteira no que diz respeito a erros de arbitragem. Afinal de contas sempre irão existir questões subjetivas na interpretação das regras do jogo.

Na era pré VAR, tivemos muitos gols convertidos de forma totalmente irregular, mas que passaram despercebidos pelos árbitros.

Vamos relembrar alguns gols onde os jogadores tocaram a bola com as mãos ou os braços em jogos decisivos de seleções.




Raul Ruidiaz





Esse lance aconteceu durante a Copa América Centenário, uma edição especial em homenagem à primeira realização do torneio em 1916. A seleção brasileira se classificaria na fase de grupos com um simples empate nesse jogo.


Imagem mostra Raul Ruidiaz da seleção peruana tocando a bola com o braço para fazer o gol

Porém aos 30 minutos do segundo tempo, Raul Ruidiaz da seleção peruana desmarca-se do zagueiro Miranda e recebe um cruzamento que passa pelo goleiro Alisson. 

Ruidiaz escora a bola claramente em seu braço direito e empurra para as redes. O árbitro após momentos de indecisão, resolve validar o gol que determinaria a eliminação precoce do Brasil naquela Copa.





Outro lance válido por uma Copa América. Dessa vez, Brasil e Argentina se encontraram nas quartas de final da edição de 1995. 

A seleção brasileira perdia o jogo por 2x1 e a partida já se aproximava do fim. Zagallo resolveu colocar em campo o Túlio Maravilha e ele não decepcionou.


Túlio ajeita a bola com o braço antes de marcar o gol.
Ao receber um cruzamento na área aos 37 min. do segundo tempo, e percebendo que a bola escaparia do seu alcance, o artilheiro não pensou duas vezes.

Esticou o braço esquerdo aparando a bola antes do chute cruzado, mandando para as redes o que seria o gol de empate da seleção. O árbitro e seus auxiliares entenderam que a bola bateu no peito do jogador. Porém as imagens da TV não deixaram duvidas da ilegalidade do lance.

Esse gol levou a partida para a disputa de pênaltis, que foi vencida pelo Brasil por 4x2.



Super ofertas de camisas dos clubes brasileiros. Já viu se tem do seu time de coração?


Thierry Henry




Durante as eliminatórias europeias para a copa do mundo de 2010, o craque da seleção francesa Henry protagonizou o lance mais polêmico do torneio.

A partida era válida pela fase de repescagem e definiria se França ou Irlanda ficariam com uma das vagas para a Copa.

A França venceu o primeiro jogo por 1x0. No jogo de volta, a Irlanda abriu o placar ainda no primeiro tempo, deixando tudo igual no resultado agregado.


Henry é flagrado colocando a mão na bola antes de cruzar para o gol de Gallas.
Na segunda etapa aos 12 minutos, Malouda realizou um cruzamento que encontrou o atacante francês próximo à lateral da pequena área. Henry ajeitou a bola com a mão direita evitando que ela saísse pela linha de fundo. Seguiu a jogada e cruzou para o zagueiro Gallas marcar de cabeça o gol da classificação. 

O lance rendeu muitos protestos por parte dos irlandeses. Entretanto, o juiz entendeu que o toque com a mão foi involuntário.


Diego Maradona






Don Diego marcou simplesmente o gol de mão mais famoso da história do futebol. "La mano de Dios", foi o batismo dado pelo próprio autor ao inesquecível lance, ocorrido nas quartas de final da copa do mundo de 1986, entre argentinos e ingleses.

Diego Maradona salta no ar e toca a bola com a mão na frente do goleiro
Após um primeiro tempo passado em branco, logo aos cinco minutos do segundo, o zagueiro inglês Steve Hodge tenta afastar a bola que acaba tomando o sentido contrário. Maradona avança na grande área ficando frente a frente com o goleiro Peter Shilton. Com a ajuda da mão esquerda, consegue se antecipar e tocar a bola por cima, abrindo o placar.

O árbitro da partida não conseguiu perceber o toque com a mão de Diego e validou o gol. Maradona ainda marcaria nesse mesmo jogo um gol antológico, driblando meio time inglês e garantindo a classificação dos hermanos por 2x1.

Você lembra de mais um gol de mão escandaloso que passou despercebido pela arbitragem? Escreva aqui nos comentários. Não deixe de compartilhar também nos botões logo abaixo.

Até a próxima!

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.